domingo, 8 de junho de 2008

Resenha do Filme Martinho Lutero




LUTERO




Por meio do conhecimento, reflexão e crítica, após a leitura de imagens e de todos os acontecimentos do filme “Martim Lutero” relatamos a opinião central tirada diretamente do grupo.
O filme retrata a vida de Martinho Lutero desde que fez voto de castidade com a igreja católica, em 1507, até os acontecimentos de 1530, em Augsburg, que levaram ao rompimento definitivo entre as igrejas de Roma e da Alemanha e rompe então esse voto, o motivo foi à publicação de 95 teses que condenavam a venda de indulgências feita pela a igreja.
Acreditamos no nosso imenso potencial e esperamos que o nosso trabalho pudesse servir de instrumento significativo para o nosso futuro.
Homem de muita coragem que após ter sido ordenado sarcedote da igreja católica, foi enviado para Roma para conhece de perto o centro do catolicismo. Nessa viagem Lutero toma conhecimento das indulgencias compradas pela igreja católica. Segundo a igreja católica só seria livre do purgatório quem comprasse essa indulgencias. Podemos perceber que Lutero sempre estava muito inseguro deste a sua primeira celebração da missa até o momento de sua viagem a Roma, isso mostrar que ele sempre foi contra alguns ensinamentos da igreja.
Após sua formação em teologia ganhar a proteção do príncipe Frederico III. Toda essa proteção por causa de sua enorme habilidade e dedicação presentes em suas aulas e percebidas pelo príncipe Frederico ou talvez por seu profundo conhecimento teológico. Com sua chegada de Roma Lutero passou a estar convicto de que a Igreja comportava-se de um modo não harmonioso com os dizeres expressos na Palavra de Deus. Quando suas indagações atingiam momentos críticos em sua cabeça, ele costumava (geralmente madrugada adentro) "conversar" com o Diabo, condenando-o por querer lhe provocar por meio de tentações constantes, em detrimento de sua postura frente à procura pela "verdade". Nesse momento Lutero viu-se diante de cenas onde pode visualizar com seus próprios olhos cenas polêmicas referentes às atuações dos "representantes de Deus". Martin identificou, por exemplo, a existência de prostíbulos "específicos" para monges, centenas de pessoas entregando o pouco que possuíam para seu sustento em nome da "salvação" pregada pelos lideres católicos.
Tetzel era um dos membros que participava do processo de inquisição da Igreja. Ao sai da Espanha e chegar à cidade de Witten Berg, Tetzel proferiu um discurso aos fiéis da região com direito a imagens do purgatório para que os "verdadeiros tementes a Deus" pudessem conhecer o seu poder, recomendando assim, a compra da "passagem" ou livramento do purgatório. Após de terem sidos convencidos pela igreja muitas pessoas acabaram comprados essa indulgências e assim segundo a igreja estariam livres do purgatório. Algumas dessas pessoas que compraram as indulgências procuraram Lutero, que por sua vez mostrava-se contra as indulgências, mencionando que tudo não passava de papéis inventados pelos próprios homens. Alegava também que somente o amor de Cristo era capaz de providenciar paz de espírito, o alcance deste amor era oferecido por meio da Bíblia, gratuitamente. Lutero viu-se muito inconformado com a igreja, pois estava enganando os fiéis através do nome de Deus, dizendo que o papel de ensinar as orientações de Deus era uma responsabilidade exclusiva da Igreja Católica, "comandada" pelo Papa.
Depois de ter concluído suas 95 teses que condenavam a venda de indulgências feitas pela igreja, Lutero pregou em uma igreja essas teses com o intuito de mostra para os fieis que estavam sendo todos enganando quanto o ensinamento da Bíblia, a partir daí Lutero passa a ser perseguido. Sendo pressionando pelos líderes religiosos para que redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradizem o que prega a Bíblia. Nesse momento Lutero foi designando a fala pessoalmente sobre o assunto com o Papa Leão X, foi a partir deste momento que Lutero deixou de ser considerado católico, definitivamente. Pois, Lutero não revogou suas afirmações em respeito à Santa Igreja. Lutero então estava decidindo luta contra a igreja e mostra enfim que os líderes católicos estavam em busca somente de riquezas e nada mais.
A igreja nada satisfeita com o conhecimento dos pensamentos de Lutero com respeito às "verdades" do catolicismo resolveu então fazer o julgamento de Lutero, o Papa Leão queria que o julgamento fosse em Roma, Frederico nada satisfeito com as intenções da igreja conseguiu que o julgamento ocorresse em Wittemberg. Após de ter sido capturando pelos homens de Frederico, Lutero ficou escondido e para não perder tempo resolver traduzir a Bíblia para a língua entendida pelo povo, no caso o alemão.
Como muitos deixaram para trás as doutrinas da igreja católica, houve então vários confrontos entre os protestantes e católicos, onde morreram grande número de pessoas. Lutero pôde presenciar os estragos após a "guerra santa" onde jamais admitiu que o ocorrido fosse em conseqüência do que ele pregava, pois suas ideologias estavam, segundo ele, embasadas no verdadeiro amor de Cristo e não em desrespeito, violência e revolta. Nesse momento ele conheceu Katharine Von Borá, uma freira que havia lido todo material de Lutero e queria muito o conhecer pessoalmente. Katharine foi além, casou-se com Martin e teve filhos. Se tornando assim uma verdadeira vitória para aqueles que apoiavam as idéias luteranas.
O filme ‘LUTERO’ relata um dos temas mais complexos de ser discutido, principalmente aqui no Brasil, que é um país onde a maioria da população faz parte do catolicismo.
Lutero não aceitava alguns modos de ensinamentos que a igreja passava para os fiéis, como por exemplo, comprado indulgências, Lutero acreditava que tudo isso era feito e inventadas pelo o homem e que aqueles tipos de ensinamentos contradiziam a Bíblia.
As igrejas naquela época possuíam uma hierarquia muito grande diante de seus fiéis, e Lutero alegava que somente o amor de Cristo era capaz de providenciar paz de espírito, o alcance deste amor era oferecido por meio da Bíblia, gratuitamente. A Igreja Católica centralizava o poder sobre os fieis privando-os de possuírem um exemplar da bíblia, sob alegação que jamais poderiam entendê-la, devido a sua complexidade.
Enfim, Lutero foi um protestante preocupado com o verdadeiro ensinamento da Bíblia. Deu ênfase à fé e à palavra como os elementos de base conceitual, tanto que traduziu para o alemão. Para Lutero, só a fé seria capaz de levar alguém para a salvação de sua alma. Ao casar-se Lutero, provou mais uma vez que era realmente contra a hierarquia mantida pela igreja católica.
A liberdade e a igualdade dos homens e das mulheres talvez seja a interrogação mais fundamental do filme. Lutero é a expressão da modernidade que começa a surgir no mundo no século XVI, valorizando a subjetividade e ajudando a humanidade a reconhecer o valor da liberdade individual. Até hoje, as Igrejas continuam tendo dificuldade para lidar com a liberdade individual. Mas todas sabem o quanto é verdade o que Paulo escreveu: "Onde estiver o Espírito do Senhor, aí existirá a liberdade" (02 Cores 3,17).

6 comentários:

Unknown disse...

Estava lendo sua resenha e resolvi fazer uma crítica, espero que construtiva... Faltou a sua opinião sobre o filme, visto que a diferença entre resumo e resenha é esta. E há muitos erros de português no texto. Você poderia dar uma olhada nisso, mas tirando isso, o texto ficou bom, a ordem dos fatos condiz com o filme, isso é bom. Beijo :*

Nandinha disse...

Nossa AMEI sua resenha,apesar dos errinhos de portugues,está muito clara e objetiva.

Parabéns!;)

Paixão Almeida disse...

A resenha está muito boa...
E não concordo que há erros de portuguÊs no texto.
O que há, de fato, são alguns desvios em relação à gramática do portuguÊs.
Visto que o texto pôde realizaar seu ideal comunicativo, não poderia ser taxado como cheio de "erros de portuguÊs".Isso é preconceituoso...

Unknown disse...

Muito bom eu adorei é bem objetivo
sen muito rodeia foi dirreto ao ponto.

Jardeson Silva disse...

Muito bom seu "Resumo", realmente condiz com o filme, no entanto, não condiz com nossa gramática portuguesa!

Jack disse...

O texto possui erros de caligrafia sim, mas o contexto não é esse. O texto é um tanto extenso tratando-se de uma resenha, porém contem todas as principais e necessárias informações sobre Martim Lutero descrito no filme. Foi de grande ajuda para mim, nessa fase de graduação.